
11a edição do Itaipu Rural Show será lançada dia 21
Transgênicos serão destaque no Itaipu Rural Show 2009
Grãos transgênicos serão destaques na 11a edição do ITAIPU RURAL SHOW 2009, a maior exposição-feira de difusão tecnológica do agronegócio em Santa Catarina, que será lançada na próxima sexta-feira, dia 21, às oito horas da noite, no Grêmio Recreativo Pinhalense, em Pinhalzinho.
Os transgênicos estarão representados por 20 variedades de milho e 12 variedades de soja. Objeto de intensas polêmicas entre ecologistas, cientistas, produtores e indústrias até recentemente, os transgênicos tornaram-se a nova esperança da agricultura mundial, observa o coordenador técnico da expo-feira, engenheiro agrônomo Paulo Junqueira da Silva.
“O Brasil não pode ignorar que se tornou fundamentalmente estratégico dominar o conhecimento sobre substâncias geneticamente modificadas”, assinala Junqueira. É importante que o país crie e sustente programas de pesquisa científica sobre organismos geneticamente modificados, combinando recursos públicos e do setor privado, pois o domínio desse conhecimento provavelmente ditará o nível de satisfação da sociedade e o grau de independência tecnológica das nações nos próximos anos.
O coordenador realça que a perspectiva de dispor de produtos que dispensam agrotóxicos e toda gama de venenos em seu manejo e tenham características terapêuticas e medicinais criará novas perspectivas para o comércio internacional, sendo determinante para o sucesso ou o fracasso de muitos países no plano do comércio exterior.
A 11a edição do Itaipu Rural Show está programada para os dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro de 2009, reunindo 150 empresas que demonstrarão os últimos avanços da ciência e da indústria fornecedora de insumos para o agronegócio. A expo-feira atrairá 30.000 visitantes e proporcionará negócios superiores a 10 milhões de reais. O público-alvo é formado por produtores rurais de pequeno e médio porte, técnicos e dirigentes originários do grande oeste de Santa Catarina, do noroeste do Rio Grande do Sul e do sudoeste do Paraná, além de Mato Grosso do Sul.
EXPANSÃO
O espaço físico foi ampliado neste ano com o arrendamento de 2,5 hectares contíguos e, por isso, a feira ocupará uma área territorial de 18,5 hectares do Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo oeste da cidade de Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina.
A iniciativa da Cooperativa Regional Itaipu tem o apoio de muitas instituições, entre elas a Prefeitura de Pinhalzinho, o Sebrae/SC, o Senar/SC e o Sescoop/SC.

Paulo Junqueira da Silva - coordenador técnico do Itaipu Rural Show